domingo, 7 de março de 2010

A REALIDADE DECEPCIONA...

A realidade é contraste! E por vezes decepcionante...Se usasse com freqüência as famosas carinhas do mensseger para descrever meu estado de espírito no momento seria algo do tipo “¬¬.

Estou falando de uma situação que se agrava a cada dia em Viçosa. Nós estamos na cidade dos edifícios e não bastasse tomarem conta de todas as ruas a cada dia se apossam de áreas que aonde não deveriam estar (pelo menos na teoria).

Acabo de passar pela Rua dos Estudantes e percebi algo diferente. Um muro de placas de madeira pretas me chamou a atenção. Logo percebi a semelhança com as varias obras que existem na cidade. Quando lembrei um comentário que escutei de que construiriam mais ou menos 7 edifícios na margem não corrompida do nosso “querido” Bartô.

A cor preta das placas parece ter sido escolhida a dedo, lembrando um funeral, o funeral que está por vir, o funeral de um santo, o São Bartolomeu. O pobre coitado carrega desde sempre o fardo de levar da cidade todo o esgoto produzido pela cidade. O pior é que se não morrer o SANTO está fadado a viver preso para todo o sempre e os carcereiros da construção civil que o prenderam sem ordem de prisão nunca pagarão pelo erro.

Quem sabe um amigo do Santo em questão venha ajudar? Dizem por ai que São Pedro é amigo do Bartô e tomará que mande muita, bastante água, tanta água que encha aquelas bizarras construções. O pior é que os coitados que sofrerão não serão os que projetarão os carcereiros do Bartô.

O que é mais contrastante disso tudo é que Viçosa é uma das cidades (se não a cidade) onde existe o maior número de PhD por metro quadrado. E mesmo assim não se consegue nem cumprir a legislação. O que me pergunto é que se isso ocorre por falta de capacidade das autoridades ou se alguém sempre leva alguma coisa para deixar que isso aconteça.

O que é difícil é que vemos quão difícil será exercer a profissão que escolhemos já que o que é ensinado em uma das melhores instituições do Brasil e do Mundo perde totalmente o valor quando cruza (e às vezes nem espera cruzar) as famosas pilastras dos contrastes. Para que estamos estudando?

Assim me despeço ainda tentando entender o que fazem os homens e mulheres responsáveis por verificar se a cidade “anda nos trilhos” e se o que é lei vai valer um dia.

Deixo como pergunta aos meus grandes amigos recém formados: Será que conseguiremos mudar essa realidade? Será que seremos forte o bastante para lutar por algum justo e correto? Até que ponto seremos éticos?

A realidade às vezes é decepcionante, mas só quem sonha acordado vê o sol nascer.

Só para constar Os Canelones estão de volta à Ativa. Breve novidades!

Uli Canelone

1 comentários:

Vinícius disse...

Pois é meu caro UliWattson...
Antes de tudo a ética deveria ser disciplina obrigatória para todos os cursos, em qualquer instituição que seja. E isso deveria ter ocorrido a muito, mas muito tempo atrás. Infelizmente a realidade observada em Viçosa não é nenhum "privilégio", isso se aplica à grande maioria dos municípios brasileiros. Mas a consciência ainda há de chegar em todos os cidadãos...e assim a natureza vai poder, finalmente, respirar...
Mas se a consciência não vir por livre e espontânea vontade, vai vir à força...quando São Pedro finalmente resolver agir de verdade...como é o caso de São Paulo.

E alias, a cidade com o maior número de Doutor, PhD por metro quadrado do Brasil é São Carlos...huauauha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Capadócia do Mês

Capadócia do Mês
Wessslian Roriz

Divulgue o CanelaNews

Share |

Sigam nos (os bons) no twitter

Capadócia Chapolim

Twitter

Capivara Pictures

Loading...

Capadócios